sábado, 23 de junho de 2012

PORTUGAL....Je T'aime !


A BIG BIG apology to all my english language readers, but today the post is all about portuguese people, portuguese minds and our reality both cultural and personal. Next post, I'll make something special just for you. Deal?

Nunca percebi muito bem a mentalidade portuguesa. Quer dizer, até percebo, mas gosto de acreditar que não é exactamente como penso...Mas a verdade, é que na maioria dos casos, poder-se-à generalizar. O povo português é, por norma, um povo pacato, contra a violência e a favor de se divertir mesmo quando tudo parece desabar. Até aqui, tudo bem...


Porém, isto é quase como o pós-meia noite para a Cinderela, lá se vai o sapato de cristal, o vestido Alexandre McQueen e a carruagem, para voltar a esfregar pratos e cuecas, vestir Primark e calçar Crocs...

Grande parte dos portugueses são reféns do vocábulo “fado” e de expressões como “lá fora é que se está bem”. Pouco conhecimento tinha sobre isto, na minha família sempre foram conservadores, e ninguém se aventurou pelas Suisses ou Paris de França, nem tão pouco pelo Luxamburgo. Eu fui o corta-tradições (como em tantas outras coisas...). 
Há dias falava com uma pessoa, que me dizia que jamais trabalharia numa caixa de supermercado (por exemplo..) em Portugal. Medo de quê não sei exactamente, mas provavelmente por achar vergonhoso..ou por se achar demasiado importante por ter um canudo debaixo do braço. Porém, essa mesma pessoa, disse que viria amanhã para a Suíça ou França para fazer o que quer que fosse já amanhã “mesmo que seja para lavar casas de banho com as mãos?”- perguntei. “Claro! Já viste o que se ganha?! E neste país de merda não vamos a lado nenhum!”. E aqui reside a minha indignação...porque raio estar de joelhos a lavar a bosta dos outros na Suíça é mais digno do que trabalhar num supermercado? Não consigo mesmo entender!.... Sim, compreendo que o salário seja superior...mas e o nível de vida? O valor dos imóveis cá não são adaptados a cada um. “Ui...és português?! Ohhh...tadinho...400€ de renda por um T1 pode ser?.. Vê lá..não te quero estragar as férias de Agosto em Portugal. Tens de ter os teus 5 mil euritos para gastar além do dinheiro para a gasolina ou pá camioneta!”. Impensável! Há ainda os que só por morarem noutro país, devem pensar que adquirem nova nacionalidade. Todo o mundo sabe que são portugueses, mas insistem em falar uma língua aborígene, de onde as frases “Je sais falê em Françê”, “Je te espére là forê” ou a célebre "Jean-Piééééére, viens ici....JEAN-PIééééére....anda cá cara***" fazem parte integrante. FALEM PORTUGUÊS! Somos a sexta língua mais falada no mundo...depois admiramo-nos que outras como o francês ou o holandês apareçam em todo o lado e a nossa língua...nicles! Passamos a vida a queixar-nos de tudo, lá está...”FOGO!...Este tempo dá cabo de mim...preciso de solinho que daqui a nada não tenho vitamina B12 na pele...”, e quando o calor vem.. “Aiii....detesto o calor. Nunca mais chove, a minha pele tá toda queimada...E as secas na agricultura? Assim não pode ser...”. E de quem é a culpa? De Portugal claro!! Aqui, não tenho praia, não tenho campo, se quero apanhar sol e imaginar que estou na praia, deito-me num banco da rua e oiço autoclismos..e com muita criatividade e imaginação..lá dá pró gasto..

Depois há ainda aqueles que passam a vida a queixar-se dos transportes... “UI...30€ pelo passe? Créééédo! Vou começar a andar a pé! E os horários..pouca vergonha, só tenho o meu autocarro dentro de 15 minutos!”. Pois bem, cá, paga-se quase o triplo pelo passe, e só tens transportes (em França) até às 22h..isto porque TUDO, e digo TUDO fecha quer na Suíça, quer na França às 20h. Querem ir tomar café? Ir a uma esplanada? Pois...compra-se uma Nespresso e vão com sorte. Caso contrário, levem uma termos com cafézinho feito em casa e sentem-se na rua a beber...
Mais dentro da actualidade temos outro exemplo: Selecção Nacional... começamos menos bem o Euro 2012, e claro.. "Ohh...eu já sabia! Nem vale a pena...é o país que temos...! Só querem é mamar à nossa custa. E o outro só sabe marcar pelo Real Madrid!"....passados 3 jogos... "PORTUGAL! PORTUGAL!!! Ai eu sabia...no Euro 2004 foi igual. Ainda vamos ser campeões pah! E o Ronaldo? Eu bem avisei que o jogo contra a Alemanha foi só para ele aquecer!"

Ainda hoje falava com a melhor das companhias, e disse que jamais imaginei que cá existissem pessoas a pedir ou dormir na rua...que houvesse miséria à vista de todos aqueles que tomam banho em 3000 Francos por mês, que isso fosse só coisa de Portugal e dos países menos ricos. Mas há, como em todo o lado. E por ser na Suíça os mendigos não se vestem de Yves Saint Laurent ou usam Aqua Di Gio. São bem mais pobres do que em Portugal...sabem quanto custa um simples pão com manteiga e um copo de leite? Pois...ronda os 10 Francos!

Com isto tudo...só vos posso dizer que estou ansioso por voltar ao meu país, que com todos os defeitos do mundo, é aquele, pelos vários em que já tive oportunidade de passar, onde se vive melhor, e em jeito de até breve... Portugal, Je t'aime!

Dino Meira - Voltei voltei(voltei de lá)


1 comentário:

  1. Oh homem, volta para Portugal rápido!! Até dói o coração quando leio as saudades que tens do teu pais. Mas não te esqueças de trazer contigo a melhor das companhias :).
    Bom semana e bom trabalho.

    ResponderEliminar

Confessionário